top of page

VOCÊ SABE O QUE É A CREPAGEM?



É muito comum as pessoas confundirem a técnica de moulage com a técnica de crepagem, então por isso eu vou falar um pouco dessa técnica para que você entende o que é e saiba diferenciar as duas técnicas.


O QUE É CREPAGEM?


Crepagem é uma técnica de modelagem onde o molde é construído diretamente sobre o manequim ou sobre um corpo, porém o material utilizado é a fita crepe, daí o nome crepagem. Para fazer a crepagem o manequim precisa estar forrado com um plástico, normalmente utilizam o plástico filme para auxiliar no processo.


A técnica também é considerada uma técnica de modelagem tridimensional, pois ao contrário da modelagem plana, na crepagem conseguimos ver as três dimensões do molde.


ONDE SURGIU A CREPAGEM?


O registro que encontrei da técnica nos livros é em um livro de modelagem, onde o autor apresenta os tipos de modelagem existentes . Ela é uma técnica relativamente nova, se comparada a Moulage, pois como sabem, a Moulage técnica começou a ser usada por volta da década de 1920 conforme os registros históricos.


O registro que temos de “criação” da técnica é do início dos anos 1990, e o designer que utilizava usava para fazer

roupas íntimas. Então para essa finalidade o método é excelente.


Porém eu particularmente prefiro a moulage por inúmeros motivos.


E caso você não saiba o que é a moulage, vou te explicar rapidinho, comparando com a crepagem.


Da mesma forma que a crepagem é feita diretamente sobre o manequim, a moulage também é feita assim, porém precisamos de um tecido para fazer os moldes.


Ao fazermos o molde com um tecido sobre o manequim, conseguimos prever o caimento deste tecido e as formas que podemos trabalhar, então além de ser uma técnica que estimule a criatividade na hora da criação, a moulage auxilia a ter um entendimento melhor sobre tecidos, caimentos, pences e recortes, ou seja, tudo que você precisa entender para construir uma peça de roupa.


E ao contrário da crepagem, onde você precisa forrar o manequim com plástico, depois usar metros e metros de fita crepe, na moulage você só precisa de algodão cru.


Outro problema que vejo na crepagem é na hora de colocar as folgas de vestibilidade, o que costuma ser um grande problema para quem não entende a modelagem plana. Como colocar folga de vestibilidade se a fita crepe fica colada estática ao corpo? Por esses e outros motivos eu não sou adepta a técnica, mas é uma opinião muito pessoal, certo?


E quando converso com os alunos sobre esses comparativos, eles também concordam comigo, pois na moulage tudo é tão fácil e intuitivo, o molde já saí praticamente pronto do manequim, não necessitamos de inúmeras preparações e ao retirar a tela do manequim já podemos visualizar o resultado quase pronto: as formas e o caimento, tudo fica visível rapidamente.


E você, o que acha dessa técnica? Espero que esse post tenha sido útil pra você! E se você gostou de conhecer um pouco sobre modelagem tridimensional, te convido a olhar minhas aulas gratuitas, aqui mesmo nesse blog!

    bottom of page