Uma dúvida muito comum entre quem está começando a trabalhar com a técnica de modelagem tridimensional ou moulage é a escolha da numeração do manequim e também a escolha do modelo do manequim. Existe hoje uma gama de modelos o que pode deixar uma certa dúvida na hora da escolha. Vou responder essas dúvidas e tentar te auxiliar nessa questão, vamos lá!
Qual o modelo de manequim escolher?
Para responder essa pergunta, eu preciso te mostrar a funcionalidade de cada modelo. Estou usando como referencia o catalogo da Draft Manequins, que são os manequins que utilizo.
Manequim com meia perna: o modelo meia perna é ideal para todos os segmentos. É o modelo mais vendido da Draft!
Manequim com perna longa: o modelo perna longa é ideal para quem trabalha com linha fitness ou alfaiataria.
Manequim de saia: modelo saia é recomendado para linha festa e noivas. Eu também indico para as alunas adeptas a moda gospel, que farão roupas pra si ou para sua família!
Manequim de lingerie: é modelo especial de lingerie é o indicado para moda íntima e moda praia!
Ainda existem os modelos de manequim masculino e manequins infantis e todos seguem fielmente as medidas do corpo.
E agora que já sei qual o modelo, qual a numeração devo escolher?
Já neste caso, a escolha da numeração vai depender de acordo com o teu público. Vou dar alguns exemplos: se você trabalha em um atelier que atende basicamente meninas debutantes, o tamanho do teu manequim deve ser o 36, 38. Se for moda feminina tradicional, 40,42.
Já se o público for plus size, deve ser um manequim 48 ou maior.
Outra questão a ser observada é o nicho. Se fores trabalhar com moda festa, o manequim deve ser o modelo de saia, se for confecção geral, pode ser o de meia perna, pois com ele você consegue fazer calças, lingerie, certo?
Eu fiz um vídeo especial para esclarecer essa dúvida, que é muito comum entre quem está pensando em qual manequim deve investir: https://youtu.be/1WlIdbLNgeg
Agora que você conhece todos os modelos, me conta qual você tem, vai comprar ou qual é o seu sonho de consumo?
Comentarios