Um dos materiais necessários na moulage é a fita métrica. Na verdade não apenas na moulage, mas também para costureiras e modelistas.
Você sabia que a fita métrica como usamos e conhecemos hoje foi inventada na França?
Ah e o seu inventor, Alexis Lavigne também foi responsável pela invenção dos manequins que utilizamos na moulage, e é o criador da prestigiada escola de moda Esmod. Ele também criou um método de modelagem que é utilizado na escola Esmod.
Mas voltando a fita métrica, Aléxis Lavigne, era o alfaiate pessoal da Imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III (sobrinho de Bonaparte). Contam que Eugênia não gostava de ficar experimentando as peças, então Aléxis teve a ideia de criar a fita métrica e também o manequim, para assim não precisar estar sempre medindo-a.
Na moulage seu uso na moulage é essencial, e embora enquanto estamos fazendo um molde no manequim não ficamos presos as medidas, como na modelagem plana, precisamos medir corretamente, e aí eu pergunto, você sabe usar a fita métrica da forma correta?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A forma correta de medir na manequim da moulage é exatamente na metade do fitilho, nunca acima nem abaixo, sempre metade!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso o indicado é usarmos fitilhos finos, para assim medirmos sempre com precisão.
Me perguntam muito sobre a minha fita métrica, este modelo da foto acima, que é preta, super diferente. Eu adoro ela, e quando bati o olho, durante uma viagem para França, comprei na hora!
Na verdade, eu não lembro se foi em Paris ou Londres, porque nessa viagem eu fui em ambas cidades e nos locais que eu ia, sempre encontrava os materiais dessa marca, a Merchant & Mills, e embora a marca seja britânica, essa fita foi feita na Alemanha, que é o país reconhecido por fazer fitas com extrema qualidade, e não apenas para o nicho da costura, mas de forma geral para industrias que utilizam ferramentas de medições.
Inclusive já escrevi sobre esse tema, lá no meu outro blog, caso você queira saber mais sobre os materiais de costura da marca Merchant & Mills. Certo?
Espero que você tenha gostado dessa curiosidade e também saber sobre a origem da minha fita métrica, que acabou se tornando um objeto de desejo entre os meus alunos e seguidores!
Um beijo e até o próximo post!
Comentários