
Você decidiu que em 2023 vai aprender corte e costura, ou já costura algumas peças e precisa dar o próximo passo que é aprender a modelagem, porém está achando um pouco difícil?
Você não está sozinha, esse é um problema comum entre quem começa a se aventurar pelo mundo da costura.
Pensando nisso separei 3 dicas para você olhar a modelagem com outros olhos. Mas antes preciso te falar sobre os tipos de modelagens que existem, pois para começar você precisa escolher um método. Depois de escolher o método que melhor se encaixa a sua vida e a sua necessidade, o próximo passo é passarmos para o estudo da técnica. Então aproveita esse post que vou te dar as dicas:
1- Escolha o método de modelagem:
Quando vamos fazer um molde partimos de um ponto zero, ou seja, o molde é construído de acordo com o que você deseja executar. Para desenvolver esse molde você pode usar a modelagem plana ou a modelagem tridimensional.
A modelagem plana é um tipo de modelagem mais popular, pois você consegue moldes prontos até em revistas.
Já o outro tipo, e o qual sou apaixonada por ser um método mais intuitivo é a modelagem tridimensional ou moulage francesa, como ensino.
2- Estude sobre transferências de pence
Na modelagem plana ou na moulage o ponto principal é a transferência da pence. Você precisa entender para onde esse excesso de tecido é transferido ou eliminado!
Aqui outro benefício da moulage, pois quando estamos fazendo essa transferência em um manequim ou diretamente no corpo, conseguimos visualizar o efeito da pence e como elas se comportam no molde de uma roupa.
3- Entenda o caimento do tecido
Entender o caimento do tecido é fundamental. As peças normalmente são feitas no fio reto, porém você também pode usar o sentido do viés, entender os diferentes caimentos do tecido auxiliará você a aproveitar o melhor de cada tecido.
Nesse caso você precisa testar os tecidos e usa-los de diferentes formas para entender na prática como cada tecido se comporta com determinada modelagem.
4- Confeccione as peças
Costure os moldes que você fizer para observar como ficou a modelagem e observe o que precisa ser melhorado!
E aqui uma observação: quando você faz o molde na moulage, ou seja, diretamente no manequim, essa etapa já pode ser visualizada enquanto você constrói o molde, então durante o processo de aprendizado, você não precisa costurar sempre. Você pode alfinetar a peca e visualizar se ficou de acordo com o seu objetivo!
5- Faça um curso que ensine a técnica do zero
Eu não poderia deixar de te apresentar a solução para você conseguir fazer seus moldes de maneira rápida, fácil e assertiva.
Se você quer aprender definitivamente modelagem rapidamente, te convido a conhecer o meu curso de Moulage Francesa, um curso que vem auxiliando inúmeros alunos ao redor do mundo, graças a essa técnica que ensino tal qual é ensinada e usada nos ateliers franceses, onde a roupa precisa ser feita da maneira mais impecável!