
Hoje vou contar para vocês como foi minha experiência com a técnica de TR PATTERN do grande mestre Shingo Sato.
Em uma sexta-feira, quase 18:00h de um dia cinzento de inverno aqui no sul eu recebi um e-mail da escola Orbitato dizendo que teria um curso de TR PATTERN inédito no Brasil. Na hora peguei o telefone e liguei para a escola perguntando do curso e já garantindo a minha vaga. Era como um sonho!
Conheci o Shingo em 2011, pesquisando materiais de moulage na internet em uma época que esse conteúdo era muito escasso (na verdade ainda continua...) e encontrei alguns videos dele. Lembro que até salvei alguns, com um programa que permite fazer download de videos do YouTube. A peça que eu me apaixonei foi a blusa origami e tentei de diversas formas confeccionar ela e sempre sem sucesso. Um dia pedi ajuda para minha tia que é costureira, também não conseguimos solucionar o problema.
Bem, então como eu já conhecia o trabalho do Shingo e já tinha tentado fazer alguns dos tutoriais, fiquei muito eufórica com essa oportunidade.
Fiz uma pesquisa de onde seria o curso, como era o deslocamento da escola até a pousada em que eu ficaria e decidimos que o melhor seria eu ir de carro, 12 horas de viagem!
E assim foi, cheguei em Pomerode, uma cidade linda e no curso reencontrei 2 colegas muito queridas, uma delas a Nicole, que conheci em um curso do Senai em Caxias do Sul, na época ela era estudante do ensino médio e estudava modelagem e a Fer que tinha estudado comigo na UCS. Além delas tinham profissionais do Brasil inteiro, modelistas e professoras muito conhecidas e foi um prazer enorme conhecer todas elas e dividir esse momento especial.
Nossa turma foi a primeira do Shingo no Brasil, inclusive presenteamos ele com uma camisa do Brasil.
Voltei encantada com o curso, não só com o aprendizado da técnica, mas por conhecer o Shingo e sua personalidade.
Ele nos contou que havia aprendido português há menos de um mês, e era incrível como ele se comunicava bem, além disso ele era um professor super paciente e amável, era inspirador.
Shingo trabalhou com Azzedine Alaia em Paris e também na Trussardi em Milão e atualmente ele é professor no Bunka Fashion College, uma renomada escola de moda no Japão, onde estudou Yohji Yamamoto.
O curso teve duração de 48 hrs, foi super intenso, saíamos exaustas das aulas, pois na técnica de TR PATTERN precisamos construir e desconstruir o molde e isso envolve quase todas as técnicas, como modelagem, moulage e costura.
Com essa técnica conseguimos resultados incríveis como cubos em 3D, torções e mais uma série de variações, o resultado é genial, porém trabalhoso, o molde fica como um verdadeiro quebra-cabeça.
Embora eu tenha amado a experiência eu não trabalho com TR PATTERN, pois o processo de construção e reconstrução para mim é extremamente complicado. Eu tive muita dificuldade com os exercícios do curso e como prática acho que é interessante para designers com um trabalho autoral cujo nicho valorize uma modelagem tão diferenciada.
Na verdade o TR PATTERN é como se fosse um casamento entre a moulage, modelagem plana e costura. O modelista ou designer, precisa dominar não só a parte da modelagem, mas também da costura. Precisa ter paciência para costurar as pecas e depois transformar. É um trabalho meticuloso!
Eu particularmente prefiro a moulage, pois não tenho a paciência necessária para costurar. No curso eu demora muito tempo nessa parte, e se a costura não estiver em ordem, a próxima etapa do molde é comprometida.
Essa foi minha experiência, foi ótima e faria novamente, porém não ensino a técnica nos meus cursos ou para os meus alunos e sempre oriento para quem quer aprender que procure diretamente os cursos do Shingo, que é mestre e ensina a técnica ao redor do mundo há anos!
